Agenda

Curso de especialização

“Neuropsicologia & Psiquiatria: a interdisciplinaridade como caminho para o Progresso Científico do Novo Milênio” é o tema do curso de especialização em neuropsicologia, ministrado em março de 2019, pela psicóloga Thais Rabanea, no Centro de Diagnóstico Neuropsicológico (CDN).


Treinamento com o Dr. Aaron Beck

Treinamento com o Dr. Aaron Beck, responsável pelo desenvolvimento da Terapia Cognitivo Comportamental, o método de intervenção psicoterapêutica que mais acumula evidências científicas de eficácia para o tratamento dos principais transtornos mentais, e com sua filha, Dra. Judith Beck.


Encontro Riobranquino de Planejamento do Colégio Rio Branco

Em janeiro de 2016, a psicóloga Thaís Rabanéa participou do encontro, que reúne professores e equipe do colégio em reuniões, oficinas e palestras. Junto com Felipe Salles Neves Machado, médico psiquiatra, e Patrícia Rzezak, psicóloga e doutora em psiquiatria, Thais Rabanea, ministrou o workshop "Como lidar com a diversidade na sala de aula". Foram abordados temas como a importância do trabalho em parceria entre família e escola, para um diagnóstico correto e um tratamento eficaz e como lidar com as especificidades no coletivo.


Programa de Reabilitação Cognitiva Assistida por Computador

A psicóloga Thaís Rabanéa e colegas foram responsáveis pelo projeto de tradução para a língua portuguesa e adaptação para a população brasileira do programa de reabilitação cognitiva assistida por computador denominado Terapia de Estimulação Cognitiva - TEC, versão em português do "Cognitive Enhancement Therapy - CET" da "Psychological Softwares Services - Neuroscience Center of Indianapolis". O programa é constituído por exercícios de treinamento com computador para atenção, memória e solução de problemas. Em decorrência às alterações cerebrais subjacentes aos transtornos mentais, com frequência são identificadas alterações em funções cognitivas como atenção, memória, raciocínio e resolução de problemas, as quais estão fortemente associadas ao prejuízo funcional observado. Pacientes com transtornos psiquiátricos graves como a Esquizofrenia, por exemplo, muitas vezes apresentam dificuldades em retornar as suas atividades cotidianas como estudo e trabalho, mesmo após a estabilização dos sintomas psicóticos viabilizada pelos eficazes medicamentos atuais, devido aos prejuízos cognitivos apresentados. A reabilitação cognitiva despontou no horizonte da psiquiatria como uma intervenção complementar não medicamentosa promissora, visando a melhora dos sintomas cognitivos, contribuindo, assim, para a reinserção do individuo a vida social e as suas atividades cotidianas."


Mesa Redonda “Vida, autoconhecimento e saúde no ambiente escolar”

Com o objetivo de discutir a valorização e a importância da vida, do autoconhecimento e da saúde no ambiente escolar, participei, no dia 23 de maio, de uma mesa redonda especialmente dedicada ao tema, no Colégio Rio Branco, unidade Granja Vianna, com educadores da região.

No encontro foi possível compartilhar experiências vividas nas escolas e dentro das salas de aula e propor alternativas saudáveis e otimistas para lidar com conflitos internos e as mais diferentes situações que surgem, ou são levadas, por crianças e adolescentes para dentro da esfera escolar.

https://educacao.estadao.com.br/blogs/blog-dos-colegios-rio-branco/mesa-redonda-convida-educadores-para-discutir-vida-e-autoconhecimento-no-ambiente-escolar/