Programa Papo em Dia – Psicologia da Autoimagem

Categoria: Notícias

Programa Papo em Dia – Psicologia da Autoimagem

Psicologia da Autoimagem: a forma que você se enxerga também é a forma como as outras pessoas te enxergam? A pergunta foi o tema do programa Papo em Dia, da Rede Brasil, apresentado por Luciano Facciolo e Giselle Alves, no qual tive a honra de participar, ao lado do palestrante Maurício Patrocínio.

Infelizmente, muitas pessoas se preocupam excessivamente com uma (ou mais) característica pessoal que consideram inadequada. Essa preocupação pode provocar um intenso sofrimento e pode até culminar em um transtorno denominado: Transtorno Dismórfico Corporal.
A preocupação exacerbada com uma determinada característica tende a direcionar o nosso foco de atenção para a mesma. E quando acreditamos que algum atributo que possuímos não é “belo”, por exemplo, tendemos a generalizar a nossa percepção, acreditando que todos pensarão da mesma forma, bem como tendemos a ficar desatentos, inclusive, às evidências que contestam a nossa percepção.

A autoimagem que construímos, ou em outras palavras, a visão que temos de nós mesmos, influencia os nossos posicionamentos diários. Nós tendemos a nos colocar em situações que achamos que merecemos. A história que escrevemos é baseada, pois, na visão que temos de nós mesmos.

Que possamos ir além dos traços e dos padrões, dignificando a nossa trajetória e respeitando a nossa individualidade.

Sabe aquela sensação gostosa que sentimos quanto vemos alguém em quem confiamos e amamos muito? Que consigamos sentir esse carinho com a nossa própria imagem.

https://www.youtube.com/watch?v=Jp6_CogcJQk

voltar