Psicóloga, Mestra & Doutora

"Quando escolhi a minha profissão eu tinha um propósito: capacitar-me para aliviar o sofrimento psicológico das pessoas. Ao longo do meu amadurecimento profissional, este propósito inicial foi ganhando novos contornos. Primeiramente, acrescentei ao meu propósito inicial, inspirada pela psicologia analítica, a dedicação em contribuir para a realização dos potenciais peculiares a cada indivíduo. Em seguida, inspirada pela neuropsicologia, aprofundei-me em meus estudos sobre o funcionamento cerebral e as suas implicações no comportamento humano, o que me despertou o interesse pela psicologia cognitiva. Revesti, assim, o meu conhecimento inicial fundamentado na psicologia profunda, de um substrato neurobiológico e uma renovada perspectiva. Então, fui direcionada à formação acadêmica em psicologia médica, que expandiu ainda mais os meus horizontes, revelando que além de atuar no sentido de amenizar o sofrimento, desenvolver recursos de enfrentamento, viabilizar um conhecimento da dinâmica singular favorecendo à autonomia, e facilitar o processo de realização pessoal, poderia direcionar a minha atuação também para a prevenção do agravamento, recaída e até desenvolvimento futuro de transtornos mentais. Foi quando encontrei meu caminho."


Dra. Thaís Rabanéa recebeu o título de Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especializou-se em neuropsicologia pelo Centro de Diagnóstico Neuropsicológico (CDN). Recebeu os títulos de Mestra e Doutora pelo departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulsta de Medicina. Além disso, é treinada em terapia cognitivo-comportamental pelo Beck Institute for Cognitive Behavior Therapy (Filadéfia/EUA) e em reabilitação cognitiva assistida por computador pelo NeuroScience Center of Indianapolis (Indianópolis/EUA).

Desenvolveu o material didático do módulo de neuroanatomia e foi a responsável pela implementação do módulo de neuropsicologia e psiquiatria, do qual é professora, no curso de especialização em neuropsicologia do Centro de Diagnóstico Neuropsicológico, departamento de Psicobiologia - UNIFESP.

A psicóloga é membro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia.

Como pesquisadora no Laboratório Interdisciplinar de Neurociências Clínicas (LiNC), departamento de psiquiatria e psicologia médica da Universidade Federal de São Paulo, participou de pesquisas envolvendo prevenção em transtorno mental grave e tratamento para a depressão resistente. É autora e revisora especialista em periódicos científicos internacionais.

Realizou, juntamente com os seus colegas, a tradução e adaptação para a população brasileira do programa de reabilitação cognitiva assistida por computador “Cognitive Enhancement Therapy”, desenvolvido especialmente para o tratamento dos sintomas cognitivos em transtorno mental grave.

É uma das idealizadoras do Grupo Educuor, que tem o objetivo de ajudar os pais a educar com consciência e formar indivíduos psicologicamente saudáveis.

Em sua carreira profissional conduziu palestras, ministrou aulas e apresentações científicas para profissionais e para o público em geral. Apresentou o resultado de seus estudos em congressos, simpósios e workshops tais como “Remediação cognitiva em esquizofrenia”, para a Associação Brasileira de Neuropsicologia, e “Reabilitação Cognitiva Assistida por Computador em Esquizofrenia”, para o 1º Workshop de Reabilitação Cognitiva em Esquizofrenia no Brasil, organizado pelo Programa de Esquizofrenia (PROESQ) da UNIFESP. Participou de eventos direcionados para educadores, como quando conduziu a palestra “Como lidar com a diversidade na sala de aula: oportunidades e possibilidades” no encontro Rio Branquinho de planejamento do Colégico Rio Branco. Para o público em geral, participou de diversos eventos e apresentou palestras como ”Ensinando como driblar a auto sabotagem e alcançar nossos objetivos pessoais”, “Fome Emocional”, “A formação do Indivíduo: ensinando seu filho a acreditar em si mesmo” e “Pais & Filhos – A educação como uma ferramenta de construção de identidade e promoção de saúde mental”.

É autora do livro “Mente, Cérebro e Neuropsicologia: A chave para a compreensão do repertório comportamental humano”. Também é autora de capítulos publicados em livros como “Esquizofrenia – Avanços no Tratamento Multidisciplinar”, “Depressão – Coleção Teoria e Clínica”, “Caçadores de neuromitos: O que você sabe sobre seu cérebro é verdade?” e "O uso da Cetamina no tratamento de transtornos psiquiátricos e dor crônica".

CRP: 06/73250

Com larga experiência, realiza avaliação e reabilitação neuropsicológica, orientação profissional, psicoterapia e atendimento psicológico on-line.