Destaques

O uso da Cetamina no tratamento de transtornos psiquiátricos e dor crônica - 2019

O livro “O uso da Cetamina no tratamento de transtornos psiquiátricos e dor crônica”, lançado no 37º Congresso Brasileiro de Psiquiatria, é um projeto muito relevante para o cenário atual da saúde mental no Brasil, com personalidades proeminentes na área da psiquiatria e da psicologia médica, no qual a psicológa Thais Rabanéa participa.

O número de pessoas que sofrem com depressão alcançaram níveis alarmantes. A doença resulta em um imensurável sofrimento humano e foi apontada como a principal causa de incapacidade global recentemente. Essa obra é uma ferramenta essencial para a compreensão da cetamina, considerada um recurso inovador pelos rápidos efeitos terapêuticos, incluindo a rápida redução dos sintomas depressivos.

No capítulo “Cetamina e Neurocognição”, a psicóloga aborda um tema fundamental: a disfunção cognitiva, a qual representa um critério sintomático e diagnóstico central do quadro depressivo, e que se destaca por constituir o principal determinante da não recuperação funcional. Thais, ainda descreve o potencial promissor da cetamina para a melhoria da sintomatologia cognitiva em casos de Depressão.
Levando em consideração o impacto global da doença, a neurocognição cada vez mais se destaca como um sintoma a ser implicado no tratamento dos casos de depressão.

Este é o primeiro livro em português que aborda o uso da Cetamina como um tratamento revolucionário na área psiquiátrica. A obra serve de referência para médicos psiquiatras, neurocientistas, psicólogos e colegas de outras especialidades. Além de ajudar na atualização dos profissionais que buscam uma literatura abrangente e com conteúdo didático.


Depressão – Teoria Clínica - 2018

A obra “Depressão – Teoria Clínica” apresenta aos leitores uma visão científica e clínica desse diagnóstico complexo e prevalente nos dias de hoje. A psicológa Thais Rabanéa participa da obra, contribuindo com o capítulo “Depressão ao longo da história”, juntamente com o Prof. Dr. Acioly Luiz Tavares de Lacerda, que aborda a evolução da conceitualização da depressão no decorrer da história da humanidade.


Caçadores de Neuromitos II - 2017

O livro "Caçadores de Neuromitos II" tem como objetivo desmistificar e desvendar os mistérios do cérebro. Na era da pós-verdade, nada como evidências científicas sobre o funcionamento do cérebro em linguagem acessível como antídoto contra as neurobobagens que se avolumam por aí. A obra conta com a participação da psicológaThais Rabanéa, em parceria com suas colegas, para agregar seus conhecimentos sobre a Ínsula.


Esquizofrenia – Avanços no Tratamento Multidisciplinar - 2012

O livro “Esquizofrenia – Avanços no Tratamento Multidisciplinar” é um guia prático para médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, estudantes e outros profissionais da saúde mental que querem atualizar seus conhecimentos sobre as melhores práticas de manejo de pacientes com o transtorno de Esquizofrenia. Em um dos capítulos da obra, “Reabilitação Cognitiva”, a psicológa Thais Rabanéa, juntamente com seus colegas, deixa sua participação.


Mente, Cérebro e Neuropsicologia: A chave para a compreensão do repertório comportamental humano - 2010

O livro “Mente Cérebro e Neuropsicologia: A chave para a compreensão do repertório comportamental humano” foi escrito pela psicológaThais Rabanéa. Trata-se de um guia estruturado do funcionamento cerebral e suas correlações com o comportamento humano. Nele há um levantamento teórico que demonstra que a neuropsicologia contemporânea se baseia em um paradigma de funcionamento cerebral não predominantemente localizacionista nem tão pouco generalista, todavia fundamentalmente humanizado.


Curso de especialização

Módulo XXI - “Neuropsicologia & Psiquiatria: a interdisciplinaridade como caminho para o Progresso Científico do Novo Milênio” é o tema da aula ministrada pela psicóloga e mestra Thais Rabanéa, no curso de especialização em neuropsicologia no Centro de Diagnóstico Neuropsicológico (CDN).


Treinamento com o Dr. Aaron Beck

Treinamento com o Dr. Aaron Beck, responsável pelo desenvolvimento da Terapia Cognitivo Comportamental, o método de intervenção psicoterapêutica que mais acumula evidências científicas de eficácia para o tratamento dos principais transtornos mentais, e com sua filha, Dra. Judith Beck.


Encontro Riobranquino de Planejamento do Colégio Rio Branco

Em janeiro de 2016, a psicóloga Thaís Rabanéa participou do encontro, que reúne professores e equipe do colégio em reuniões, oficinas e palestras. Junto com Felipe Salles Neves Machado, médico psiquiatra, e Patrícia Rzezak, psicóloga e doutora em psiquiatria, Thais Rabanea, ministrou o workshop "Como lidar com a diversidade na sala de aula". Foram abordados temas como a importância do trabalho em parceria entre família e escola, para um diagnóstico correto e um tratamento eficaz e como lidar com as especificidades no coletivo.


Programa de Reabilitação Cognitiva Assistida por Computador

A psicóloga Thaís Rabanéa e colegas foram responsáveis pelo projeto de tradução para a língua portuguesa e adaptação para a população brasileira do programa de reabilitação cognitiva assistida por computador denominado Terapia de Estimulação Cognitiva - TEC, versão em português do "Cognitive Enhancement Therapy - CET" da "Psychological Softwares Services - Neuroscience Center of Indianapolis". O programa é constituído por exercícios de treinamento com computador para atenção, memória e solução de problemas. Em decorrência às alterações cerebrais subjacentes aos transtornos mentais, com frequência são identificadas alterações em funções cognitivas como atenção, memória, raciocínio e resolução de problemas, as quais estão fortemente associadas ao prejuízo funcional observado. Pacientes com transtornos psiquiátricos graves como a Esquizofrenia, por exemplo, muitas vezes apresentam dificuldades em retornar as suas atividades cotidianas como estudo e trabalho, mesmo após a estabilização dos sintomas psicóticos viabilizada pelos eficazes medicamentos atuais, devido aos prejuízos cognitivos apresentados. A reabilitação cognitiva despontou no horizonte da psiquiatria como uma intervenção complementar não medicamentosa promissora, visando a melhora dos sintomas cognitivos, contribuindo, assim, para a reinserção do individuo a vida social e as suas atividades cotidianas."


Mesa Redonda “Vida, autoconhecimento e saúde no ambiente escolar”

Com o objetivo de discutir a valorização e a importância da vida, do autoconhecimento e da saúde no ambiente escolar, participei, no dia 23 de maio, de uma mesa redonda especialmente dedicada ao tema, no Colégio Rio Branco, unidade Granja Vianna, com educadores da região.

No encontro foi possível compartilhar experiências vividas nas escolas e dentro das salas de aula e propor alternativas saudáveis e otimistas para lidar com conflitos internos e as mais diferentes situações que surgem, ou são levadas, por crianças e adolescentes para dentro da esfera escolar.

https://educacao.estadao.com.br/blogs/blog-dos-colegios-rio-branco/mesa-redonda-convida-educadores-para-discutir-vida-e-autoconhecimento-no-ambiente-escolar/